Decorreu no dia 20 de abril de 2023, com início às 18h00, no Auditório do Turismo de Arcos de Valdevez, o Seminário de Encerramento do Projeto COOPQALL – Cooperação e Qualificação do Interior do Vale do Lima.

O Projeto COOPQALL, é um projeto é desenvolvido numa parceria da ACIAB – Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca e a AEPL – Associação Empresarial de Ponte de Lima.

O Projeto COOPQALL visa apoiar a qualificação conjunta do tecido empresarial do Interior do Vale do Lima, através da valorização da oferta gastronómica, turística e cultural. O projeto segue uma abordagem multinível com um plano de ação ambicioso e inovador que providenciará ferramentas e informação, e orientação estratégica às empresas para compreender, adotar e lançar medidas de cooperação, ofertas integradas e novos modelos de negócio em coopetição.

O Seminário contou com a presença do Dr. João Manuel Esteves, Presidente da Câmara de Arcos de Valdevez e do Vereador do Município de Ponte de Lima, Gonçalo Pereira.

Francisco Peixoto Araújo, Vice-presidente Executivo da ACIAB, apresentou os objetivos gerais do projeto, as atividades desenvolvidas com as empresas participantes dos vários setores de atividade.

Realçou ainda, sobre importância do Projeto COOPQALL para o tecido empresarial dos concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima, e que os objetivos da  ACIAB e a AEPL passam por fomentar a competitividade e a cooperação das PME´s através de ações de capacitação das empresas para a cooperação.

Nuno Armada, presidente da Direção da AEPL referiu que este Projeto é relevante para as empresas da região do Minho Lima, quer para a implementação e partilha de ideias e experiências, quer para a promoção e divulgação das mesmas e da região do Minho Lima.

Luís Ceia, Presidente da CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho, falou sobre o Papel das PME´s na Dinamização do Desenvolvimento Regional, Alto Minho.

Humberto Cerqueira, Vogal da CD Norte2020, apresentou os Apoios do PT2030 para as PME´s o Norte, com principal enfoque no Alto Minho.

João Lacão, CEO Multisector, apresentou os resultados do projeto, identificando diversos aspetos a melhorar para a dinamização e promoção das empresas e da região do Minho Lima.

Para terminar, Francisco Peixoto Araújo, frisou a importância deste projeto como impulsionador na dinâmica e promoção das empresas que é  fundamental no contributo do crescimento futuro das PME e consequentemente na promoção da região Minho Lima.