Instituição de Utilidade Pública
Fundada em 1905
Serviços Gerais
A AEPL desenvolve, desde a sua constituição, um conjunto de actividades em que procura, de uma forma inequívoca, defender os interesses dos seus associados e potenciar o seu desenvolvimento, prestando um conjunto de serviços em questões relacionadas com a sua actividade comercial.
Actualmente a AEPL desenvolve competências em áreas, em que considera ter um papel fundamental enquanto agente dinamizador de projectos e parcerias, que visam o desenvolvimento empresarial no concelho de Ponte de Lima.
Os serviços de apoio às empresas são os seguintes:
- Departamento Administrativo: elaboração de contratos; Segurança Social; Registo Nacional de Pessoas Colectivas; Alvarás e expediente Geral.
- Departamento de Contabilidade: apoio contabilístico e apoio fiscal.
- Departamento Jurídico: apoio em matéria de direito comercial, fiscal e laboral e patrocínio judiciário.
- Departamento Assistência Técnica às Empresas: consultoria a micro e PME`s e constituição de empresas; Constituição de empresas; Segurança, higiene e saúde no trabalho e HACCP.
- Departamento de Marketing e Imagem: este departamento, além de produzir informação sobre o tecido empresarial regional ou sectorial, através da publicação do Jornal “Empresas do Lima”, da publicação anual d’ “O Anunciador das Feiras Novas”, ou da Revista Empresarial “Nexus” e do suplemento que o CEVAL possui, no jornal regional “Alto Minho”, e onde a AEPL, como associada do CEVAL, pode usufruir desta possibilidade; promove também seminários, fóruns e colóquios; promove Festivais, Exposições e Mostras; fomenta a animação de Ruas no Verão; campanhas de animação; concurso de Montras; desfiles de Moda; dinamização do Site AEPL; produção do Guia do Consumidor e Estudo de Caracterização do Tecido Empresarial de Ponte de Lima.
- Departamento Médico: apoio às empresas nas actividades de segurança, higiene e saúde no trabalho.
- GIP – Gabinete de Inserção Profissional, que tem como principal objectivo a integração ou reintegração dos seus utentes no mercado de trabalho, correspondendo simultaneamente às necessidades de recursos humanos das empresas associadas e não associadas.
- CNO – Centro Novas Oportunidades, que tem como objectivo principal o reforçar a qualificação da população activa – empregada e desempregada, contribuindo para o desenvolvimento de competências críticas à modernização económica e empresarial e para a adaptabilidade dos trabalhadores.
A Associação Empresarial de Ponte de Lima (AEPL) assume o papel de prestador de serviços técnicos às empresas e à comunidade, em áreas fundamentais como o/a:
- acesso a informação técnica de apoio à actividade empresarial;
- apoio jurídico e de intermediação junto de diversas entidades;
- formação de empresários e trabalhadores do comércio, turismo e serviços;
- formação de desempregados e de quadros superiores;
- aplicação de metodologias de reconhecimento e validação de competências;
- consultoria económica e financeira;
- promoção de fóruns, tertúlias, jornadas técnicas e sessões informativas;
- organização de campanhas e eventos de dinamização empresarial;
- organização de missões, feiras e de outros encontros empresariais.
Os Associados da AEPL, para além de fazerem parte de uma associação representativa, usufruem de um atendimento personalizado, individual, sobre os assuntos do interesse dos empresários e assessoria gratuita, bem conjunto diversificado de serviços e benefícios.
Apoio Jurídico / Serviço de Apoio Especializado à Interpretação e Aplicação da Legislação:
- Legislação laboral e regulamentação do trabalho;
- Consulta jurídica;
- Legislação comercial, fiscal e segurança social;
- Elaboração de contratos, pareceres e reconhecimentos;
- Processos de cobrança extra-judicial.
Assistência Técnica às Empresas e Informação Empresarial:
- Informação sobre sistemas de incentivos empresariais;
- Informação sobre propriedade industrial;
- Assistência e orientação das empresas nas suas relações com o Estado e outras entidades;
- Disponibilização, tratamento e difusão de informação de interesse empresarial;
- Organização de seminários, conferências e sessões informativas de interesse empresarial e comunitário.
Formação e Qualificação de Recursos Humanos:
- Formação inter e intra empresas;
- Promoção de acções de formação contínua (plano anual de formação);
- Processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (obtenção de certificados de habilitações literárias equivalentes os graus do ensino básico e secundário);
- Formação inicial e contínua de formadores;
- Formação de activos, desempregados e quadros superiores;
Eventos de Dinamização da Actividade Económica e Empresarial
- Organização de seminários, conferências e sessões informativas de interesse empresarial e comunitário;
- Realização de encontros empresariais que integram feiras e mostras temáticas;
- Organização de missões empresariais;
- Realização de projectos de promoção e animação comercial.