Serviços Gerais

Instituição de Utilidade Pública
Fundada em 1905

Serviços Gerais

A AEPL desenvolve, desde a sua constituição, um conjunto de actividades em que procura, de uma forma inequívoca, defender os interesses dos seus associados e potenciar o seu desenvolvimento, prestando um conjunto de serviços em questões relacionadas com a sua actividade comercial.

Actualmente a AEPL desenvolve competências em áreas, em que considera ter um papel fundamental enquanto agente dinamizador de projectos e parcerias, que visam o desenvolvimento empresarial no concelho de Ponte de Lima.

Os serviços de apoio às empresas são os seguintes:

  • Departamento Administrativo: elaboração de contratos; Segurança Social; Registo Nacional de Pessoas Colectivas; Alvarás e expediente Geral.
  • Departamento de Contabilidade: apoio contabilístico e apoio fiscal.
  • Departamento Jurídico: apoio em matéria de direito comercial, fiscal e laboral e patrocínio judiciário.
  • Departamento Assistência Técnica às Empresas: consultoria a micro e PME`s e constituição de empresas; Constituição de empresas; Segurança, higiene e saúde no trabalho e HACCP.
  • Departamento de Marketing e Imagem: este departamento, além de produzir informação sobre o tecido empresarial regional ou sectorial, através da publicação do Jornal “Empresas do Lima”, da publicação anual d’ “O Anunciador das Feiras Novas”, ou da Revista Empresarial “Nexus” e do suplemento que o CEVAL possui, no jornal regional “Alto Minho”, e onde a AEPL, como associada do CEVAL, pode usufruir desta possibilidade; promove também seminários, fóruns e colóquios; promove Festivais, Exposições e Mostras; fomenta a animação de Ruas no Verão; campanhas de animação; concurso de Montras; desfiles de Moda; dinamização do Site AEPL; produção do Guia do Consumidor e Estudo de Caracterização do Tecido Empresarial de Ponte de Lima.
  • Departamento Médico: apoio às empresas nas actividades de segurança, higiene e saúde no trabalho.
  • GIP – Gabinete de Inserção Profissional, que tem como principal objectivo a integração ou reintegração dos seus utentes no mercado de trabalho, correspondendo simultaneamente às necessidades de recursos humanos das empresas associadas e não associadas.
  • CNO – Centro Novas Oportunidades, que tem como objectivo principal o reforçar a qualificação da população activa – empregada e desempregada, contribuindo para o desenvolvimento de competências críticas à modernização económica e empresarial e para a adaptabilidade dos trabalhadores.

A Associação Empresarial de Ponte de Lima (AEPL) assume o papel de prestador de serviços técnicos às empresas e à comunidade, em áreas fundamentais como o/a:

  • acesso a informação técnica de apoio à actividade empresarial;
  • apoio jurídico e de intermediação junto de diversas entidades;
  • formação de empresários e trabalhadores do comércio, turismo e serviços;
  • formação de desempregados e de quadros superiores;
  • aplicação de metodologias de reconhecimento e validação de competências;
  • consultoria económica e financeira;
  • promoção de fóruns, tertúlias, jornadas técnicas e sessões informativas;
  • organização de campanhas e eventos de dinamização empresarial;
  • organização de missões, feiras e de outros encontros empresariais.

Os Associados da AEPL, para além de fazerem parte de uma associação representativa, usufruem de um atendimento personalizado, individual, sobre os assuntos do interesse dos empresários e assessoria gratuita, bem conjunto diversificado de serviços e benefícios.

Apoio Jurídico / Serviço de Apoio Especializado à Interpretação e Aplicação da Legislação:

  • Legislação laboral e regulamentação do trabalho;
  • Consulta jurídica;
  • Legislação comercial, fiscal e segurança social;
  • Elaboração de contratos, pareceres e reconhecimentos;
  • Processos de cobrança extra-judicial.

Assistência Técnica às Empresas e Informação Empresarial:

  • Informação sobre sistemas de incentivos empresariais;
  • Informação sobre propriedade industrial;
  • Assistência e orientação das empresas nas suas relações com o Estado e outras entidades;
  • Disponibilização, tratamento e difusão de informação de interesse empresarial;
  • Organização de seminários, conferências e sessões informativas de interesse empresarial e comunitário.

Formação e Qualificação de Recursos Humanos:

  • Formação inter e intra empresas;
  • Promoção de acções de formação contínua (plano anual de formação);
  • Processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (obtenção de certificados de habilitações literárias equivalentes os graus do ensino básico e secundário);
  • Formação inicial e contínua de formadores;
  • Formação de activos, desempregados e quadros superiores;

Eventos de Dinamização da Actividade Económica e Empresarial

  • Organização de seminários, conferências e sessões informativas de interesse empresarial e comunitário;
  • Realização de encontros empresariais que integram feiras e mostras temáticas;
  • Organização de missões empresariais;
  • Realização de projectos de promoção e animação comercial.

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