Cooperação e Competição – Coopetição no Vale do Lima

No âmbito do projeto COOPQALL- Cooperação e Competição – Coopetição no Vale do Lima, a AEPL-Associação Empresarial de Ponte de Lima levou a efeito no passado dia 11 de junho um evento DEMODAY alusivo à “Importância de Cooperar no setor do Vinho” – palestra demonstrativa com o Dr. João Fernandes Rebelo, Professor Catedrático da UTAD e um workshop cujas temáticas foram os desafios à Cooperação na Vinha e no Vinho, – com o Eng.º João Soares, Diretor de Estratégia e Operações da Multisector. Esta abordagem à temática do vinho tem tudo a ver com o projeto e com o momento: Com o momento porque decorrem em calendarização, local e ambiente da Festa do Vinho Verde, em Ponte de Lima e que é já uma de muitas imagens de marca que identificam e singularizam o concelho de Ponte de Lima, que contou, no presente ano, com a insubstituível presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal – Eng.º Vasco Ferraz e a visita da Senhora Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional – Dra. Isabel Ferreira; Tem ainda a ver com o projeto COOPQALL, porque como temos divulgado ao longo da execução deste mesmo projeto, perseguimos como objetivo máximo a implementação e partilha de boas práticas na adoção de estratégias de coopetição. Para atingir este objetivo e face ao diagnóstico à realidade visada, foram previstas ações com objetivos específicos que concorrem para o objetivo máximo: – Valorizar, expandir e potenciar a disseminação e uso dos resultados de projetos anteriores realizados na região, em especial da plataforma 100% Alto Minho; – Desenvolver uma política de marketing mais assertiva e concertada; – Definir e planear estratégias e modelos de coopetição; – Sensibilizar o tecido empresarial para os benefícios de uma estratégia comum com resultados holísticos; – Fomentar a geração de novas ideias para a oferta endógena e planear estratégias de cooperação, promoção conjunta e criação de novas oportunidades de negócio; – Qualificar as empresas para ferramentas avançadas de marketing, plataformas agregadoras e boas práticas de coopetição; – Fomentar a criação de parcerias empresariais, criação de clusters, pacotes de oferta agregada e o lançamento de novos modelos de negócio em coopetição; – Disseminar ferramentas, informação, boas práticas, casos de estudo e resultados do projeto no âmbito do apoio à qualificação e competitividade PME através de estratégias e modelos de coopetição entre empresas, para uma maior adesão. E para consumação de todos estes propósitos contamos com a aderência e empenho de todos os empresários e atores que possam contribuir para a maximização das oportunidades e ferramentas que este projeto nos proporciona.